Searching...

Microsoft aposenta MSN Messenger e integra serviço ao Skype


O que parecia inevitável aconteceu e a Microsoft anunciou a data da encerramento das atividades do Windows Live Messenger, popularmente conhecido no Brasil como MSN Messenger. Depois de adquirir o Skype em maio de 2011, a Microsoft divulgou oficialmente, semana passada, que vai concentrar os esforços neste mercado de comunicadores instantâneos somente na plataforma comprada por US$ 8 bilhões. 

Com isso, a versão 6.0 do Skype vai incorporar as contas do Windows Live Messenger. O encerramento do serviço do MSN Messenger está marcado para o primeiro semestre de 2013.

O encorajamento da migração já começou e o Skype publicou uma postagem em seu blog oficial , explicando como fazer para usar as contas do MSN Messenger no seu novo habitat digital. Já dá para fazer o login no Skype com a conta do MSN e ter acesso a todos os contatos da conta pela nova plataforma da Microsoft.

A “morte” anunciada do Windows Live Messenger é o fim de uma era na internet. Criado em 1999, o MSN Messenger, que depois passou a se chamar Windows Live Messenger, foi por muito tempo o principal mensageiro instantâneo da internet. Ultimamente, andava meio fora de moda por causa da popularidade crescente do bate-papo pelo Facebook.

Há alguns anos, que já parecem uma eternidade nessa velocidade com que as coisas acontecem na internet, ele foi o sucessor dos “jurássicos” ICQ e IRC e apresentou novidades a cada nova edição. Inovações como o bate-papo por vídeo e os famigerados winks e emoticons, que deixavam as conversas de algumas pessoas indecifráveis diante da quantidade de bichinhos pulando na tela, além dos insuportáveis pedidos de atenção que faziam a janela do comunicador tremer.

Mas não só de inutilidades vivia e vive o MSN. O comunicador instantâneo que deu origem a série foi e ainda é uma ferramenta importante para o universo corporativo. Na redação do CORREIO de Uberlândia, por exemplo, é um recurso bastante utilizado para troca de arquivos entre quem está trabalhando na rua e quem está na edição do jornal impresso ou na internet.

Entenda a integração
A integração entre os dois serviços começa já nesta terça-feira (6). A companhia afirma que os usuários do Messenger já podem instalar a versão mais recente do Skype e fazer o login com a conta da Microsoft. A empresa garante que os contatos do Messenger já estarão integrados ao Skype.
“Se você já estava usando o Skype, pode conectar as duas contas [a do Skype e a do MSN] e juntar os contatos dos dois serviços”, explica Sierra. Ele conta que os contatos são integrados imediatamente. Já estando no Skype, o usuário pode se comunicar com seus amigos que já migraram ou com os que ainda estão no MSN.

Novas funções
Com o novo Skype, os usuários terão acesso a funções como chamadas em vídeo para celulares, chamadas para amigos do Facebook, videoconferências em grupo e compartilhamento de tela.
A partir desta terça-feira (6), a Microsoft já começa a divulgar o Skype para usuários do MSN no Brasil. “Vamos encorajá-los a tentarem por si mesmos. Acreditamos que a experiência é melhor”, explica Sierra.

Sierra explica que a integração entre os dois serviços foi feita porque a Microsoft quer oferecer aos consumidores as “melhores funções”. Segundo ele, os times que cuidam dos dois serviços também passam a se integrar.
 
Desenvolvido por Fatcom Web Design - Tecnologia e Marketing Digital